Análise do CD Cornerstone (Hillsong) escrita por @criaugusto no #SuperGospel

29 de set de 2012





Análise feita pelo colaborador: Cristiano Augusto (cri_augusto@hotmail.com)
para o @supergospel

Influenciando gerações com canções inspiradoras como “Shout to the Lord”,”Blessed”, “From the Inside Out”, “Hossana”, “Mighty to Save” “Awakening”e outras a Hillsong Church soma mais de 11 milhões de álbuns ao redor do mundo. 


O novo álbum da Hillsong Church foi marcado pela tragédia na Noruega já que um dos líderes de louvor da Hillsong ,Reuben Morgan, esteve no mesmo dia do massacre e impactado pelos acontecimentos escreveu uma canção. 

Milhares de pessoas se juntaram a Joel Houston, Reuben Morgan, Matt Crocker, Darlene e outros para gravar em Sidney (Austrália) um álbum que dispensa apresentações com canções de adoração extrema intitulado Cornerstone ( Pedra Angular ) . 

Cornerstone traduz em um instrumental de peso suas poderosas letras de esperança e adoração extravagante ao Grande Deus. 

Endless Light é a escolhida para abrir o álbum mostrando a infinita e imensurável glória de Deus. Inspirada em Salmos 57:5 “Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus, seja a tua glória sobre toda a terra”, a canção solada por Jad Gillies e escrita por Dean Ussher e Karl Cashwell garante um grito : “ Deixe sua glória brilhar para sempre e Seu nome ser sempre Exaltado…. Em Tudo”.Bateria e riffs de guitarra marcam essa música. 

Beneath The Waters ( I Will Rise) é escrita por Brooke e Scott Ligertwood e interpretado por Annie Garratt .Ela traz a importância do batismo e o renascimento para a nova vida e foi inspirada em Romanos 6:4 que diz “Fomos, portanto, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em nova vida.” Essa canção reconhece totalmente a submissão a Cristo e com seu instrumental é uma das mais fortes do cd. 

Cornestone ( além da canção título ) é a resposta para a tragédia que ocorreu na Noruega em 2011 e com um coro fortíssimo afirma que Cristo é o fundamento para nossas vidas e que temos que estar firmes nessa rocha. Solada por Dave Ware e escrita por Reuben Morgan,Eric Liljero e Jonas Myrin essa canção de impacto pode ser repetida infinitas vezes e garantir o anseio dos corações não impactados por Deus até então. 

I Surrender é talvez, uma das mais poderosas do cd. Interpretada e escrita por Matt Crocker é possível perceber a audiência entoando por toda a canção “Eu me rendo ... Eu me Rendo .... Faça a Tua vontade em mim “. Destaque para a grandeza que essa canção toma quando se assiste a íntegra no DVD.Participação grande dos adoradores presentes. 

A esperança do mundo está traduzida na canção Hope Of The World escrita e interpretada por Reuben Morgan. Esta canção é uma confissão de que o Cristo que ressuscitou é verdadeiramente nosso Rei e é Ele, não alguma ou outra coisa que precisamos como nosso Rei. 

Há quem diga que as duas próximas canções ( All my Hope e Grace Abounds) são “ Ame ou Odeie” .... Chatas e Cansativas ou Simplicidade e Beleza em momentos apaixonantes de adoração. Tire suas Conclusões. 

All My Hope é interpretada por Annie Garratt e escrita por Reuben Morgan e Jason Ingram. Esperança e força são as palavras principais dessa canção que garantem todo nosso respirar e vida dedicados a Cristo. 

Grace Abounds é escrita por Ben Fielding e Dean Ussher ( intérprete da canção). Por mais que seja um música simples ..... ela ganhou espaço entre as melhores do cd para mim. A atmosfera de adoração nesta música tanto no CD como no DVD é impactante....A Audiência vai e volta infinitas vezes confirmando a inspiração “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça...”. 

As próximas duas músicas (Running e Children of the Light) dão graça aos sintetizadores que até então eram impossíveis de serem ouvidos nos últimos álbuns graças a quantidade de guitarras. 

A próxima canção é a avivada Running que é escrita por Matt Crocker e Scott Ligertwood e interpretada pelo irreverente JD. Ela traz um Dance elaborado e com a presença marcante de sintetizadores torna inesquecível.... É o momento pula Sai do chão do Cd e foi inspirada em Filipenses 3:12 “Não que eu já tenha alcançado, ou que já tenha chegado ao meu objetivo, mas prossigo para alcançar aquilo para que fui destinado por Cristo Jesus”. 

Children of The Light é escrita e interpretada por Joel Houston.E fala sobre o posicionamento dos Filhos da Luz derrotando as obras do Diabo. A letra foge do contexto de musicas avivadas sem impacto.É possível perceber a grandeza da força da letra nesta canção. 

Stand In Awe é escrita por Reuben Morgan e Ben Fielding (intérprete da canção) e reforça o Salmo 63:3 : “Porque seu amor é melhor que a vida, com os meus lábios ti glorificarei”. Destaque para o loop simples criado pelo baterista após um simples intro do violão. 

Love Knows No End é escrita por Reuben Morgan, Ben Fielding e Harrison Wood e interpretada por Dave Ware. “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom e o seu amor dura para sempre.” 1 Crônicas 16:34 foi inspiração para garantir que Deus é infinito. Ele não tem começo e nem fim. Seu amor está além dos limites do tempo, mas também dos limites da distância. A Bíblia diz que nada pode nos separar do Seu amor. 

Greater Than All é solada por Jad Gillies e escrita por Autumn Hardman e Dave Hodgson. E trás a mensagem do Salmo 111 “As obras de Deus são tão grandes, que são dignas de uma vida de estudo e prazer infinito! Esplendor e beleza marcam seu trabalho! Sua generosidade nunca acaba. Seus milagres são seu memorial… Ele lembrou-se de manter sua antiga promessa… Ele fabrica verdade e justiça… Tudo o que ele fez e fará é honesto e verdadeiro… sua Aliança será mantida para sempre… ele é particular e santo, digno de respeito… seu louvor vai durar para sempre!”. 

Love So High é interpretada por Matt Crocker e escrita por Chris Tomlin,Jason Ingram, Matt Redman e Reuben Morgan. Esta bela canção congregacional refere-se ao amor elevado de Cristo ,acima de tudo. 

I Desire Jesus é escrita por Scott Ligertwood e interpretada pela “eterna” líder da Hillsong Church Darlene Zschech. Uma canção simples, mas com uma interpretação grandiosa por parte da solista que garante uma grande exaltação ao Cordeiro Santo. O ápice dessa canção é o Bridge Grandioso Tu ÉS .... Grandioso Tu ÉS. 

Praise Him é escrita e interpretada por Matt Crocker, e finaliza o CD com força e fé. Mais que uma canção agitada é uma declaração de louvor de todos os povos que tem Cristo como único Salvador. “Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário. Louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos de poder. Louvai-o por sua suprema grandeza. Louvai-o com o som da trombeta, louvai-o com a harpa e lira. Tudo o que respira louve ao Senhor. Louvado seja o Senhor” - Salmo 150, 1-3, 6. 

Acredito que esse é um dos melhores álbuns da Hillsong, o instrumental e suas letras fortes de exaltação com criatividade trazem um diferencial que tornam esse cd um grande marco. 

Obs: A ordem dessa análise foi feita baseada no CD. Tenho o DVD e ele só agrega ainda mais a beleza e a mensagem que essas canções nos trazem, porém a ordem delas é diferente. Além disso, o DVD ainda conta com uma entrevista com os integrantes respondendo questões sobre criação, desenvolvimento e processo de inserção das músicas para o álbum. 

Escrita pelo Colaborador Cristiano Augusto (@criaugusto) 


Análise do CD Cornerstone (Hillsong Music Australia) 



( Um presentinho do Blog ... Assista o Dvd na íntegra e legendado em Português)



0 comentários:

Postar um comentário

 
2009 Template Mac|Templates e Acessórios